A primeira grande lição que um pequeno empreendedor precisa aprender é administrar bem os gastos de sua organização. A gestão financeira de PMEs é um desafio, do qual o empresário precisa entender todos os detalhes, tendo a gestão correta dos gastos, tendo as contas em dia e fazendo investimentos que façam o negócio crescer.
Para ajudar você, empreendedor nessa luta, trouxemos alguns aspectos que precisam ser vistos. Continue a leitura desse artigo para saber.
Os bons gestores sabem que os recursos financeiros da empresa são exclusivos para uso corporativo. Pagar contas pessoais com essa receita é um erro grave que demonstra falta de bom senso na administração do negócio.
No começo do negócio é normal o empreendedor investir recursos próprios para que a empresa funcione. Mas não dá o direito de o profissional querer retorno imediato para usar o dinheiro da empresa para contas pessoais.
Por mais incrível que pareça, ainda existem empresas que não possuem o controle adequado de seus fluxos de caixa, sem saber dados sobre a entrada e saída do dinheiro.
Com isso, as chances de endividamento crescem, comprometendo a situação financeira da empresa, interferindo no pagamento de contas, investimentos e expansão do negócio.
Normalmente os empresários focam nos gastos mais expressivos, como impostos, salários e investimentos. Porém, os pequenos gastos podem acabar se descontrolando, por isso eles também dever ser vistos com muito critério.
É essencial estar de olho em despesas como as contas de água e luz, itens de escritório, lanches, materiais de limpeza e outros.
Ter um bom escritório de contabilidade ao lado dá ao empreendedor melhores condições para aperfeiçoar o controle de suas finanças, mostrando iniciativas novas para análise do fluxo de caixa, oferecendo atendimento especializado, análise dos tributos, entre outros benefícios.
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